Live Estética

Principais causas para a queda de cabelo

Publicado em: | Atualizado em:

Cuidar dos cabelos é uma preocupação de homens e mulheres. Sendo assim, ao menor sinal de uma possível queda de cabelo, já bate o desespero e surgem as dúvidas sobre o que pode estar causando esse problema. Hoje, vamos conversar sobre esse assunto e apresentar os motivos mais recorrentes para o enfraquecimento dos fios. Boa leitura!

A queda de cabelo pode ser natural ou patológica

Ao longo da vida, é normal o cabelo cair. Na verdade, os fios permanecem, em média, cinco anos presos em nossa cabeça. Depois disso, eles enfraquecem e caem, dando espaço para novas fibras.

Sendo assim, é natural que você veja de 50 a 100 fios soltos por dia. Entretanto, se a quantidade visualizada for maior, isso pode indicar um problema. É aqui que entra a queda de cabelo patológica.

Motivos para a queda de cabelo patológica

De modo geral, problemas envolvendo queda capilar estão associados a questões psicológicas ou física. Aqui selecionamos as principais.

Problemas hormonais

A desregulação dos hormônios afeta diretamente a saúde dos cabelos e pode resultar em queda. Afinal, isso faz com que menos nutrientes cheguem aos fios, deixando-os enfraquecidos.

Os distúrbios mais frequentes estão relacionados à tireoide, às glândulas suprarrenais (responsáveis pela liberação de cortisol e adrenalina) e à hipófise (que regula várias das glândulas do corpo).

Oleosidade excessiva

Um couro cabeludo saudável possui oleosidade. Porém, quando ela é excessiva, tende a gerar o aparecimento de fungos e pode desencadear descamação. Consequentemente, a raiz dos fios se enfraquece, e a queda ocorre.

Questões genéticas

Algumas vezes, a queda de cabelo é resultado de fatores genéticos, transmitidos de forma hereditária ou desenvolvidos ao longo do tempo. Nessas situações, o tratamento é mais complicado, contudo, com a orientação correta, os resultados aparecem.

Um procedimento muito utilizado nesses casos é o microagulhamento, que promove a vascularização do couro cabeludo, gerando a formação de novos fios.

Ansiedade e estresse

Ansiedade e estresse também são fatores de risco quando o assunto é queda capilar. Afinal, tais problemas causam um grande desequilíbrio no organismo, afetando os hormônios e gerando inflamação nas células. O resultado, entre outros problemas, aparece em fios enfraquecidos, que caem facilmente.

Como deu para notar, as causas para a queda de cabelo são várias. Por isso, é importante procurar orientação médica, principalmente de um dermatologista, caso identifique esse problema. Depois de uma avaliação criteriosa, ele irá indicar o melhor tratamento ou procedimento estético para o seu caso.

E aqui deixamos o convite para você conhecer o centro de estética e saúde Live e os diversos procedimentos que possuímos para problemas relacionados ao couro cabeludo e queda de cabelo.