Live Estética

Os pincéis e esponjas podem ser pontos de contaminação de bactérias da acne

Publicado em: | Atualizado em:

Se você sofre com acne, mas adora se maquiar e utiliza bastante pincéis e esponjas de maquiagem, saiba que é imprescindível que pincéis e esponjas sejam higienizados corretamente e com frequência. Pincéis sujos acumulam produtos e bactérias, que são extremamente prejudiciais à pele, sem falar que eles limpos facilitam a aplicação da make.

Adora se maquiar, mas tem acne? O cuidado é preciso, principalmente na higienização dos seus materiais de maquiagem. Afinal, a acne é causada por bactérias, por isso, quando aplicamos maquiagem com acessórios, é normal que as bactérias da acne se transfiram do rosto para o acessório. Nesse texto, você vai entender melhor porque esse cuidado é essencial, e o que você deve fazer para evitar problemas.

Entenda porque é importante manter a limpeza dos pincéis em dia

Pincéis que não são limpos por muito tempo juntam produto e poeira e se tornam vetores de bactérias e fungos que podem ocasionar infecções e irritações na pele e agravar casos de acne. Ferramentas contaminadas podem inclusive causar dermatites e, em casos mais graves, foliculite, micose e herpes. Dessa forma, a limpeza das ferramentas de maquiagem se torna essencial para garantir a saúde da pele.

Como fazer a limpeza dos pincéis de maquiagem?

O recomendável é higienizar os utensílios de make toda semana. Existem vários produtos específicos no mercado para a função, mas também existe a opção de usar água morna e um shampoo neutro.

Com o produto de sua escolha, mergulhe as cerdas dos pincéis no líquido e, com movimentos circulares, esfregue delicadamente as cerdas na palma da mão. Repita a ação e enxágue com água corrente em abundância.

Deixe secar na horizontal ou de cabeça para baixo ou, se quiser agilizar o processo, seque com a ajuda de um secador com ar frio. O mesmo processo de limpeza é válido para as esponjas ou beauty blenders.

Como conservar os pincéis

A limpeza deve ser feita regularmente, principalmente em pincéis com grande resíduos de maquiagem. Isso não significa que a higienização precisa ser diária, já que, feita em excesso, pode acabar mudando o formato  das cerdas.

Além disso, os produtos devem ser guardados em local arejado e seco, longe de locais úmidos como banheiros, por exemplo. E a última dica é não compartilhar pincéis e esponjas para evitar contaminações.

Simples cuidados que fazem a diferença

Apesar de cuidados simples e práticos, essas dicas de limpezas e conservação vão fazer toda a diferença para a saúde da sua pele. Afinal, sem cuidar desses detalhes, até mesmo sua rotina de cuidados com a pele pode ser prejudicada. Uma pele linda é uma pele saudável e bem cuidada, com ou sem maquiagem.