Live Estética

Descubra os benefícios do Botox para a estética facial

Publicado em: | Atualizado em:

Você sabe qual é o procedimento estético de rápido aplicação que apenas 7 dias depois já possível ver resultados? Provavelmente você já sabe: o botox, ou Toxina Botulínica do tipo A.

Além de possuir inúmeros benefícios, o botox já é largamente utilizado em todo o mundo: de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o uso do Botox cresceu cerca de 360% nos consultórios nos últimos anos.

Entretanto, antes de optar por esse procedimento estético, é essencial entender alguns aspectos dessa substância. Para te ajudar a entender melhor, explicamos um pouco mais sobre o botox, e apontamos os principais benefícios da sua aplicação, confira!

O que é a toxina botulínica?

Chamada popularmente de botox, a toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que também provoca o botulismo.

Entretanto, para fins estéticos, a toxina é purificada e utilizada com o objetivo de evitar a contração muscular, provocando o relaxamento da região e reduzindo assim rugas e linhas de expressão.

Ao ser aplicada, a toxina botulínica impede a liberação de uma substância na junção neuromuscular, responsável pelo mecanismo de contração muscular. Com isso, a contração dos músculos é bloqueada impedindo a formação de rugas.

Como saber se você pode utilizar o botox? Indicações da toxina botulínica

O procedimento de aplicação do botox é indicado para pacientes que apresentam rugas e marcas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele ou pela hiperatividade da musculatura da região, que pode deixar marcas a partir dos 20 anos.

A toxina botulínica também é utilizada como tratamento para controlar o suor em áreas como mãos, pés e axilas e ainda para o tratamento de enxaquecas ou cefaleias tensionais.

Principais benefícios do Botox

O principal objetivo da aplicação de Botox é amenizar as linhas de expressão que resultam nas rugas dinâmicas. Esse resultado de preenchimento é visível desde o início das aplicações.

Outro importante benefício da substância é evitar a formação de rugas dinâmicas, aquelas que ocorrem devido aos movimentos da face, com a contração a testa, do sorrir (pés de galinha nos olhos) e da boca (código de barras), por exemplo.

É importante saber que no longo prazo, a repetição das rugas dinâmicas pode causar as rugas permanentes, as que ficam aparentes mesmo com a face em repouso. O botox trabalha evitando a formação de rugas no longo prazo, de maneira preventiva, evitando a formação de marcas de expressão, uma vez que a amenização das rugas dinâmicas também vai reduzir a formação de sinais permanentes com o passar dos anos.

Botox preventivo

Atualmente, uma conduta cada vez mais adotada é o uso preventivo do Botox, iniciado antes mesmo da formação de rugas justamente com o objetivo de evitar que elas surjam ou se intensifiquem. Essa opção de tratamento pode começar antes dos 30 anos, com reaplicações a intervalos regulares de cerca de 6 meses para garantir os resultados no longo prazo.

O Botox pode ser usado para eliminar as rugas que são formadas no rosto e que acabam afetando a autoestima. O tratamento com toxina botulínica traz uma série de benefícios para os pacientes que utilizam o procedimento!