Live Estética

Cuidados com o couro cabeludo na hora do banho

Publicado em: | Atualizado em:

Temos certeza que na hora de tomar banho você se preocupa em escolher o melhor xampu e condicionador para seus fios, assim como um bom sabonete e hidratante para o corpo. Entretanto, e os cuidados com o couro cabeludo, você os realiza de forma adequada? De fato, sabe o que precisa fazer para manter essa região saudável?

No artigo de hoje, selecionamos as principais informações relacionadas ao tema e daremos dicas para ajudá-lo a cuidar cada vez melhor do seu couro cabeludo. Acompanhe!  

Cuidados básicos com o couro cabeludo  

As ações a seguir são bem simples e podem parecer um tanto óbvias. Porém, muita gente se esquece ou não dá atenção a essas questões básicas e isso prejudica a saúde do couro cabeludo.

Faça massagens para aumentar a circulação sanguínea

Na hora do banho, antes de espalhar o xampu, molhe os cabelos e realize uma pequena massagem no couro cabeludo. Com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares por alguns minutos. Isso vai ativar a circulação sanguínea, levando mais nutrientes aos folículos pilosos, consequentemente seus fios crescerão mais fortes.

Quando for aplicar o xampu, use a mesma técnica de massagem e deixe o produto agir por cerca de um minuto antes do enxágue. 

Fuja de água em altas temperaturas

Tomar banho com água muito quente aumenta a produção de sebo no couro cabeludo, o que obstrui os poros e pode levar à formação de dermatites, como a caspa. Sendo assim, sempre opte por utilizar água morna ou fria. Inclusive, nestas condições, a água proporciona maior brilho para os fios.  

Não aplique cremes no couro cabeludo

Condicionadores, máscaras de tratamento ou cremes para pentear devem ser aplicados a alguns centímetros de distância do couro cabeludo. Caso você os utilize diretamente sobre a raiz, pode entupir os folículos pilosos, prejudicando a nutrição dos fios e até resultando em problemas de queda capilar.

Aposte no óleo essencial de rícino

Alguns minutos antes do banho, vale a pena aplicar algumas gotas de óleo essencial de rícino no couro cabeludo e fazer a massagem que indicamos anteriormente. Além de propriedades hidratantes, esse ingrediente possui ação antibacteriana e antifúngica. Além disso, ajuda a fortalecer a raiz dos fios e estimula o crescimento.

Você também pode aplicar o óleo à noite, antes de dormir, e lavar os cabelos no dia seguinte.

Cuidados e tratamento profissionais para o couro cabeludo

Caso perceba que seu couro cabeludo está apresentando problemas como irritação, dermatites, queda de cabelo, vermelhidão, entre outros, procure ajuda especializada. Marque consulta com um dermatologista ou procure um centro de estética.

Se precisar de orientação, entre em contato aqui com a Live e agendamos um horário para você!